Qual é o Problema Que a Sua Empresa Resolve?

Se você acredita que a empresa existe para gerar lucro você ainda pensa como empregado e provavelmente seu negócio não está bem ou como deveria estar.

As empresas existem para resolver um problema, alguma necessidade que um grupo (segmento de mercado) de clientes tem em comum e precisam de um produto ou serviço para resolver.

As empresas têm suas missões, o porque que elas realmente existem. O problema das empresas em geral é que elas invertem as coisas: elas já existem, inventam uma missão, as vezes pra participar de um processo de ISO e faz com que todo mundo tente se transformar naquilo, mas aquilo não é a essência dela.

Esse é um planejamento estratégico péssimo para uma empresa, inventar uma missão onde todo mundo tem que passar a viver naquele novo modelo e que não era o modelo essencial dela. Nós também temos nossa missão e é importante você descobrir a sua.

Uma fábrica de parafusos existe não só para fazer parafusos, existe para salvar vidas. Como? Ela pode ser especializada em fabricação de parafusos especiais para equipamentos médicos de alta precisão e por isso devem ser perfeitos. A missão dessa empresa não é fazer parafusos, mas fazer parafusos de qualidade para equipamentos médicos que salvam vidas.

Assim como você pode atrair cliente? Simples, você não quer todos os clientes. Você quer apenas os clientes que tem um problema que você pode resolver, a um custo menor e com mais qualidade. Para começar a descobrir sua missão responda:

  • Quem sou eu?
  • Quem eu posso ajudar?
  • Como eu posso ajudar?
  • Porque eu quero ajudar?

Você não é mais um empresário: Você é (quem?) que ajuda (quem você ajuda?), para (problema que você resolve), porque você (o seu motivo).

Exemplo:

Meu nome é João Guilherme e eu sou Coach e ajudo empreendedores a terem um negócio lucrativo, para que as pessoas tenham mais tempo e liberdade financeira.

Essa é a minha missão e se você quer ter um negócio que possa crescer, você precisa ter a sua missão e a missão da sua empresa bem claro para seus funcionários e para seus clientes.

Agora a sua tarefa é responder essas 4 perguntas para si e começar a mostrar para as pessoas a sua missão como empreendedor e viver por ela.

Gostou deste artigo?

Não perca as próximas novidades

Inscreva-se gratuitamente para receber informações sobre novidades, artigos, vídeos e palestras para sua vida pessoal e para seu negócio.

inscreva-se

 

Maior erro que te impede de

About The Author

João Guilherme Barros

Especialista em Coaching Financeiro, Organização e Planejamento Financeiro Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário