Porque meus negócios não vão pra frente?

Você pode estar com problemas com o sócio que te atrapalha e não deixa a empresa crescer, ou o seu computador está lento e seu trabalho não rende, ou sua namorada que não deixa você ir pra frente, ou mesmo seus pais que … Pare! Não acredite nisso!

Você pode culpar o seu sócio que não te ajudava, por mais que você também tenha cometido alguns erros, ou mesmo o concorrente que te derrubou e agiu de maneira quase criminosa, mas o único responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio ou das suas finanças, não fora os outros, mas você mesmo.

Você passou a responsabilidade da sua vida e dos seus negócios para outra pessoa, você terceirizou a sua culpa para outra coisa ou pessoa. Como na minha vida, quando eu achava que nada dava certo, na realizada a culpa é exclusivamente minha e de mais ninguém.

Você pode culpar o governo, os impostos, o mercado, a crise, pessoas; mas o único responsável de bom ou ruim que acontece na sua vida. Mas você pode dizer que alguém te convenceu a fazer algo, e o que de fato aconteceu é que você colocou sua vida nas mãos de outra pessoa, você terceirizou sua vida.

Ou talvez você considere que as outras pessoas sejam sortudas e para elas tudo é fácil já que elas tem muito sucesso e estão indo bem, mas saiba que por traz disso tudo, tem muito trabalho, noites sem dormir, sacrifícios de estar com família e amigos, um momento de lazer ou uma viagem de férias para poder se dedicar ao trabalho.

Muitas pessoas não querem deixar o futebol de fim de semana com os amigos para ficar estudando, lendo um livro, fazendo um curso ou assistindo uma palestra. Não abrem mão de algumas coisas para construir algo para o seu futuro.

Seu cérebro vai te trair e te convencer que não é por que você está com preguiça, ou fica adiando, deixando a vida te levar. Se você não tem tempo, sempre tem como abrir um espaço, por menor que seja no começo.

Ou mesmo você pode achar que os outros tem um dom especial que você não tem, ou por que ela é mais inteligente, ou não tem filhos, ou não é casada ou qualquer outra desculpa que o seu cérebro vai dar para você. Isso é terceirizar suas escolhas.

Entenda isso! Você é o único responsável pela sua vida! Você não pode terceirizar isso!

O seu colega de trabalho pode ter passado a perna na sua promoção, ou o seu chefe não te deu um aumento, ou seu emprego não é te dá uma renda para te sustentar ou mesmo por que você perdeu o emprego. E por causa dessas coisas você não pode pagar as suas contas e sua vida está em ruína e você se acha infeliz. Você está terceirizando suas finanças e entrando num processo de vitimização.

Se você quer colocar o seu negócio ou projeto para funcionar, não é por que você não tem o melhor equipamento que não dá certo. Te vira! Isso mesmo, dá um jeito de conseguir trabalhar sem esse recurso. Faça uma fotografia detalhada do seu objetivo e liste os recursos que você tem, é com eles que você vai trabalhar. Liste também os recursos que você não tem, com essa lista você ou improvisa ou substitui ou tenta não precisar.

Você precisa de muito menos para alcançar os seus objetivos e certamente tudo o que você precisa está com você o tempo todo, a sua cabeça, o seu conhecimento, sua inteligência e criatividade.

Não culpe ninguém, a vitimização é a pior coisa contra o sucesso de qualquer negócio, seja pessoal ou empresarial. Mas não pense que você vai conseguir só, muitas pessoas irão te ajudar e você deve ser grato a elas, mas você é que tem que fazer dar certo, você precisa trabalhar de forma inteligente.

Uma última dica que vai te ajudar a ter um trabalho inteligente é o livro The Long Tail (A Calda Longa) de Chis Anderson, sobre a dinâmica do marketing e vendas. Nesse livro tem um capítulo explicando como funciona a regra dos 80/20. Essa regra diz que 80% dos seus resultados são alcançados com 20% do seu trabalho. Procure descobrir quais são os 20% do seu trabalho que geram 80% da renda no seu negócio e comece a se dedicar nesses 20%.

Gostou deste artigo?

Não perca as próximas novidades

Inscreva-se gratuitamente para receber informações sobre novidades, artigos, vídeos e palestras para sua vida pessoal e para seu negócio.

inscreva-se

Maior erro que te impede de

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor de Coach e Empresários Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário