Por Que Você Não Deve Dar Desconto

Em 2010 empresas de Compra Coletiva explodiram com descontos de 40% à 90%, algumas ofertas saiam por R$ 0,01! E eu comprei algumas delas, mas em geral, isso não agradava plenamente o consumidor e nem trazia muita vantagem para o empresário.

A ideia original da Compra Coletiva era fazer propaganda do negócio, mas os empresários queriam usar esse modelo de marketing para vender no atacado, porém, muitas vezes os empresários não conseguiam entregar um produto de qualidade, nem atender o cliente adequadamente e nem gerar algum valor que fizesse o cliente voltar, algumas vezes o consumidor era até discriminado por não ser um cliente normal.

O desconto é uma das ferramentas que o empreendedor tem a sua disposição em casos especiais como peças que estão fora da estação e precisam ser renovadas pela coleção nova; ou como um atrativo para que o cliente entre na loja e outras vendas sejam realizadas.

Mas eu vou explicar por que você não deve dar desconto! Essa dica é muito bom para serviços, mas pode ser usado em produtos de qualidade e alto valor agregado.

Geralmente, o cliente diz que só vai fechar com você, se você der um desconto. Você gostaria de ser reconhecido no mercado como uma empresa que dá desconto? Ou você quer ser reconhecido como uma empresa que dá resultado, que resolve um problema?

O cliente geralmente fala que se você der o desconto, ele vai te indicar para todos os amigos dele, e que isso vai te gerar muitas vendas. Mas você quer ser reconhecido como a empresa que dá resultado e não desconto. Quando ele ver o seu trabalho e os resultados do seu produto ou serviço, ele naturalmente vai contar para todo mundo.

Tem milhares de empresas e profissionais que dão desconto por ai, mas profissionais que dão resultado são poucas. As pessoas não estão querendo um desconto, mas querem alguém que dá resultado, e elas pagam bem.

Você conhece alguém que já pediu um desconto para comprar um iPhone 5S? Claro que não, as pessoas fazem fila para comprar e pagam o preço que a Apple pede. Por que é um bom produto e dá resultado.

Você empresário precisa decidir como quer ser lembrado, como o que dá desconto ou o que dá resultado no seu mercado de atuação. Mas para ser um cara que dá resultado e gere vendas, você precisa:

  1. Ter um produto excelente: Que não seja feito de qualquer jeito, se não o seu preço vai ser barato mesmo.
  2. Ter um marketing bem feito: Com estratégia bem planejada e de qualidade.

Como você pode melhorar? Como você pode continuar vendendo para a mesma pessoa um produto melhorado? Você só conseguirá um produto excelente se trabalhar e se aperfeiçoar sempre, seja qual for a área que você atua.

Gostou deste artigo?

Não perca as próximas novidades

Inscreva-se gratuitamente para receber informações sobre novidades, artigos, vídeos e palestras para sua vida pessoal e para seu negócio.

inscreva-se

Maior erro que te impede de

About The Author

João Guilherme Barros

Especialista em Coaching Financeiro, Organização e Planejamento Financeiro Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário