Por que é importante abrir uma conta corrente PJ?

O maior desafio do empreendedor muitas vezes é se manter organizado e produtivo, porque é preciso fazer “muita coisa” ao mesmo tempo e os aspectos financeiros ficam sempre pra depois. Fazer uma boa gestão da empresa e a inda lidar com questões pessoais fazem com que as contas da empresa e pessoais fiquem misturadas.

Esse é um um péssimo hábito que além de atrapalhar as questões ficais, você acaba achando inconscientemente que todas as vendas são o seu lucro e você pode gastar. Quando vem as faturas pra pagar funcionários, contas da empresa e fornecedores, o dinheiro simplesmente “sumiu”.

E como organizar tudo isso? Bom, é simples, mas não é fácil!

Existem técnicas de produtividade pra lidar não só com esse problema, mas com vários aspectos da vida do empreendedor, mas não dá pra entrar a fundo nesse tema agora.

O foco é te dar algumas dicas pra começar a separar e passar a ter hábitos mais saudáveis:

  1. Crie uma conta PJ: Se você for MEI, pode ser uma pouco mais difícil abrir sua conta em bancos “normais”, porque o MEI não é um tipo de clientes que eles querem lidar. O melhor é procurar cooperativas de crédito como o Sicredi, Sicoob que eu conheço aqui no Mato Grosso, veja ai na sua cidade a melhor pra você.
  2. Tire um Pro Labora: Faça uma retirada mensal pra pagar suas despesas pessoais. Não sei qual é o tamanho do seu negócio, mas ao fazer isso, você não fica mais metendo a mão no dinheiro da empresa. A empresa pode até ser sua, mas o dinheiro da empresa não é seu, ainda.
  3. Não pague suas contas com o dinheiro da empresa: É comum numa viagem de negócios, ou num momento em que você está trabalhando, pagar algumas coisas com o dinheiro da empresa. Não faça isso. Procure separar bem isso. Se você está viajando e faz compras pessoais no cartão da empresa, você perde o controle das contas.
  4. Faça um planilha de gastos pessoais: A planilha é algo muito particular, e eu não recomendo baixar uma pronta, porque ela não vai refletir a sua realidade. Faça algo bem simples, e vá melhorando aos poucos. Essa planilha vai te dar clareza da sua vida financeira e você começar a ter uma real noção do que você pode e o que não pode ainda fazer.

Simplesmente comece a fazer, você não vai conseguir organizar tudo e desenvolver esses novos hábitos do dia pra noite, então faça um passo de cada vez e vá separando aos poucos.

Você vai perceber que aquilo que você acha que vai perder ao adotar essas práticas, na realidade vai te dar mais foco, clareza e tempo pra você cuidar melhor do que realmente importa para o seu negócio.

About The Author

João Guilherme Barros

Especialista em Coaching Financeiro, Organização e Planejamento Financeiro Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário