O Segredo para Explodir em Vendas de Produtos Físicos ou Digitais

Como Dobrar o seu Faturamento?

No mundo físico as pessoas colocam um negocio sem pensar bem, querem apenas vender e vender. Elas praticam o chamado Marketing de Esperança, que é quando o empreendedor tem uma excelente ideia, e o projeto está mentalmente perfeito na sua própria mente, funcionando perfeitamente, vendendo e gerando lucro apenas na imaginação dela. O empreendedor que usa o marketing de esperança, não se preparou ou estudou o mercado, o publico potencial para venda ou se existe demanda par o produto.

O chefe manda a equipe vender e faturar, ele não quer saber como. O empresário não pensa primeiramente no melhor resultado. A regra é venda, consiga o máximo, bata a meta, não importa como for. Marketing de esperança, não tem métrica, é tudo aleatório, sem planejamento. Não há controle de fatores externos para que se tenha resultado.

Por esse motivo, grande parte das empresas fecham no primeiro ano de vida, por causa da má administração e o uso do marketing de esperança. O empresário não sabe o que o cliente precisa e se o local é ideal para o negócio.

Você pode criar um excelente produto, bonito, com qualidade, perfeito. Mas as vezes não existe demanda ou o público alvo está querendo outra coisa. O produto pode ser usado, mas mudando um pouco o foco, o que vamos ver mais a frente.

O primeiro passo é verificar a demanda para aquele produto

O segundo passo é oferecer o que o cliente quer, mesmo que o seu produto seja bom.

Como eu expliquei no meu eBook Como Vender seus Produtos de Fabricação Própria e Serviços, você pode oferecer o produto que o cliente quer e quando ele comprar, você pode realizar uma segunda venda, o chamado upsell. É muito mais fácil vender o segundo produto, quando o cliente já disse sim para o primeiro produto. Não adianta oferecer um produto que o cliente não quer, ele simplesmente vai embora, mas a segunda venda se você não conseguir fazer, mesmo oferecendo uma vantagem, ao menos já fez a primeira venda.

Alguns elementos do marketing na internet, como o copywritting, os acionadores mentais e a carta de vendas podem e devem ser usados para negócios físicos.

A venda de um produto está muito relacionada com informar as vantagens e a necessidade do cliente em ter o produto, do que com a simples descrição ou informação do produto. Você não vende coisas, você vende o sonho ou tempo. O sonho é a necessidade do cliente de ter conforto, conquistas, se sentir forte, se sentir querido, etc. O tempo é quando o produto economiza tempo, faz com que o cliente não perca tempo no transito e possa estar mais tempo fazendo o que gosta.

Relacionamento

A empresa deve se preocupar com o relacionamento humanizado, que não é nada padrão, decorado ou mecânico.

A Starbucks, um empresa que vende um café caro, estava com problemas para crescer. Então resolveu treinar seus funcionários para ter relacionamento com os cliente, tratar muito bem, independente de quem fosse, a empresa começou a vender Transformação, junto com o café.

O cliente deveria sair do local após ter tomado um café com a sensação de ter sido muito bem atendido, ele recebeu “felicidade”. Perceba que não é vender o produto, mas vender sensação, emoção e prazer. Muitos locais vendem café gostoso e até mais barato, mas a Starbucks cresceu pelo modo como ela atende.

O empresário não deve se relacionar com o cliente de forma automática ou robótica, mas enviando conteúdo de qualidade. Por exemplo, empresas de cartão de crédito, só enviam faturas e cartões adicionais. Eles poderiam enviar informações para o seu crescimento pessoal, algo de extremo valor gratuitamente.

Imagine se você ligar para o seu cliente de forma natural e parabenizar pelo aniversário ou desejar um ótimo dia, sem tentar vender nada?  O seu cliente vai se sentir intimamente ligado e agradecido à empresa.

Essas ações para darem resultado não devem ser feitas apenas algumas vezes, mas ter uma consistência, uma rotina para o cliente perceber a sua presença, e que quando ocorrer uma venda, ela seja feita de uma forma amigável.

Invista em relacionamento e rotina de relacionamento e você vai perceber que os clientes vão voltar mais felizes e mais compradores. Mas lembre-se, venda o que resolve, o que o cliente quer e não o que você quer vender.

Eu ensino muitas outras formas de alcançar mais clientes no eBook Como Vender seus Produtos de Fabricação Própria e Serviços. Adicionei recentemente mais 2 capítulos:

Aprender a Vender na Crise: Para você se preparar caso 2015 seja um ano mais difícil para alguns mercados.
Acionadores Mentais: Esse eu aprendi em um curso que fiz, onde eu explico 5 acionadores mentais que fazem o cliente comprar mais.

Clique no botão abaixo e faça o download do eBook.

Gostou deste artigo?

download

Maior erro que te impede de

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor de Coach e Empresários Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário