Geração de Leads: Como conseguir mais Clientes

 O que são Leads?

Leads são basicamente o e-mail ou o telefone de um possível cliente. Esse e-mail serve para basicamente 2 coisas: Anúncios e Relacionamento.

No velho marketing, os anunciantes enchem as pessoas com anúncios caros e sem propósito. Quando você anuncia na na TV, você atinge menos de 1% do seu público alvo e 99% de pessoas que não querem saber do que você vende. São caros e ineficientes para a maior parte dos empresários. Serve mais para grandes empresas e para lembrar a marca no mercado.

No novo marketing, você anuncia apenas para o 1% do mercado geral (que é 100% do seu mercado, que é o seu Nicho) e oferece algo de extremo valor gratuitamente em troca do e-mail dessa pessoa. Essa pessoa vai seguir entrar no seu funil de vendas e no final, você vai conseguir gerar 2 coisas muito importantes: Vendas e Recomendação.

Hoje, fazer SPAM, é algo totalmente prejudicial, é praticamente matar o seu negócio para o Google, Facebook e para o Mercado. O Google e o Facebook irão te penalizar na busca e no alcance das postagens orgânicas. Os seus e-mails vão cair sempre na caixa de spam e seu cliente não vai te recomentar para outras pessoas. Se você seguir as recomendações e fizer tudo dentro das regras, você vai ser bonificado e seus anúncios vão atingir mais pessoas, por um custo menor.

Nicho e Funil de Vendas

Todo mundo vende tudo. Como você pode então começar um negócio ou aumentar o seu atual negócio com mais clientes e clientes que tragam outros clientes? Simples: se especializando, atendendo a um nicho de mercado.

Um médico Clínico Geral, atende qualquer tipo de paciente, e consegue atender quase todos, mas quando o problema é específico ou muito grave quem vai atender? Um especialista, claro. Se uma mulher precisa fazer um parto, ela procura um ginecologista. Mas se ela enfrenta uma gravidez de alto risco por causa do excesso de peso, ela deve procura um ginecologista especializado em parto de alto risco, já que a chance de sobrevivência da mãe e do bebê é maior.

Veja existe 3 nichos no exemplo acima: o clinico geral (Nicho geral), o ginecologista (Nicho específico) e o ginecologista especializado em alto risco (Nicho super-especializado). O nível de preparação para cada nicho vai aumentando conforme o nicho é mais específico, mas o retorno financeiro também aumenta.

O primeiro passo, é escolher o seu nicho de mercado e definir quem é  o seu público alvo. Por exemplo:

Público Alvo: Mães recentes, de 25 à 35 anos, que trabalham fora, com renda entre 2 mil e 5 mil reais.

Nicho Nível 1: Saúde
Nicho Nível 2: Perda de Peso
Nicho Nível 3: Perda de Pesos para Mulheres
Nicho Nível 4: Perda de Pesos para Mulheres que Acabaram de ter filho

O nicho, você pode especializar mais e mais, mas você precisa testar, para ver se o nicho não está específico demais, o que pode comprometer a sua lucratividade. Abaixo um Infográfico do Funil de Vendas:

Novo Marketing, Funil de Vendas

Estranhos: Nesse passo você vai atrair os visitantes, fazendo anúncios no Google Adwords com palavras chaves que ativem o seu anúncio, o custo depende muito da segmentação do seu nicho e do seu conteúdo. Pode fazer postagens no seu blog ou na sua rede social, com conteúdo relevante e de extrema qualidade. Mas atenção! Não venda nada nesse momento, se não você espanta o cliente, por que você não vai usar gatilhos mentais que vão conversar com a parte correta do cérebro do cliente, entenda o por que disso no meu eBook.

Visitantes: Quando o estranho entra no seu blog ou Landing Page (Página de Recompensa), você oferece um eBook, Vídeo, Palestra, Áudio, PDF, Artigo Especial, Planilha, etc, em troca do e-mail do visitante. Ele precisa deixar o e-mail e quando confirmar, você entrega o que você prometeu. A sua Landing Page, deve ter o mínimo de informações que possam distrair ou fazer o visitante sair de lá, você dá 2 opções, ou deixa o e-mail, ou sai da página. Você pode usar o EzTv e criar uma conta totalmente gratuita e fácil de usar para começar a capturar leads e se relacionar com os clientes. Ele gerencia e envia os e-mails para seus leads. Nem todo mundo vai entrar na sua lista de e-mail, por isso que é chamado de Funil, você vai perdendo leads com o passar de cada etapa do funil.

Leads: O visitante que deixou o e-mail e recebeu a recompensa e sua lista de e-mail vai começar a crescer. Agora você precisa ser conhecido por ele, enviando informações úteis e procurar saber das necessidades e dores do seu cliente. Ainda não é hora de vender! Algumas pessoas vão sair da sua lista de e-mail, e isso é muito bom, porque você só quer pessoas comprometida, engajadas e interessadas no seu conteúdo e em você. Eventualmente, você vai excluir o e-mail de pessoas que nunca abriram ou clicaram nas suas mensagens, por que isso gera custo para você e você quer uma lista realmente aquecida.

Outras vão marcar como SPAM, mas isso acontece por 2 cosas:
1º) Você enviou muitos e-mails, ou não envia com uma frequência adequada, ou um assunto que não interessa a ela.
2º) A pessoa simplesmente esqueceu que deixou o e-mail com você e marcou, acontece muito.

Não use o nome da empresa, use o seu nome no campo De:, isso vai gerar mais identidade e nada de vocabulário rebuscado, é uma conversa informal entre pessoas, mas não use gírias em excesso ou palavrões. Use a linguagem do seu público algo, saiba quais são as palavras que elas usam e use também;

Cliente: Bom agora que você se relacionou, você vai fazer uma venda. Mas não diretamente ainda. Nesse ponto, você deve saber quais são as necessidades reais do cliente e preparou um produto que vai resolver um problema ou criar uma transformação na vida dele. Você vai oferecer mais um conteúdo especial gratuito de extremo valor, apenas para sua lista de e-mail aquecida. Esse conteúdo pode ser uma palestra de como usar o seu produto, ou 20% do curso que você está vendendo. No final da palestra você vai vender, a transição da palestra para o seu texto de vendas deve ser suave, o futuro cliente não deve notar diretamente a transição. E no final você usa uma série de gatilhos mentais para efetivar muitas vendas.

Promotor: Esse é o objetivo final e desejado! As pessoas vão se sentir gratas e transformadas por seu produto ou serviço. E elas vão começar a agradecer ou escrever recomendações. Isso vai atrair mais leads gratuitos e já engajados para sua página. Você vai gastar menos com anúncio e menos tempo para vender novamente. Se você fizer bem, seus custos vão cair e seu lucro vai aumentar. Cliente GERA Cliente.

Anúncios com E-mail e Telefone

O Google trabalha com palavras chaves quando uma pessoa procura algo, e esse texto ativa o seu anúncio. Hoje está ficando caro esse tipo de anúncio e o Facebook tem outra opção mais barata para atingir o seu público alvo. Se você usar apenas o Facebook Ads, você ainda pode pagar caro, mas existe uma solução mais barata no próprio Facebook Ads: Anúncio com Público Semelhante.

Você pode capturar e-mail ou telefones celulares na sua Landing Page e lá dentro do Facebook Ads, você cria um Anúncio com Público Semelhante com base nos leads que você já tem. Isso vai gerar menos custo para você, o problema é só como conseguir esses leads de uma forma mais rápido e fácil, gastando pouco.

Nos grupos mais organizado e sérios, se você colocar um link para capturar o e-mail de alguém, você terá sua postagem removida e poderá ser banido. Existe uma solução para isso. Você pode obter centenas e milhares de leads diretamente no Facebook, em grupos e páginas que tenham as pessoas que você quer alcançar. Existe uma ferramenta que faz essa extração de leads, para isso acesse a Landing Page do meu eBook Como Vender seus Protudos de Fabricação Própria e Serviços. e deixe o seu e-mail, quando você confirmar, você receberá o meu eBook gratuitamente com os 5 gatilhos mentais e várias táticas de venda (serve para qualquer produto ou serviço) e o link de acesso à Ferramente de captura de Leads de Qualidade.

download

Maior erro que te impede de

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor de Coach e Empresários Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário