Como treinar e inspirar novos líderes para seu negócio?

Os líderes bem sucedidos transformam empresas e criam negócios de sucesso. Mas esses líderes não nascem, embora se admita que algumas pessoas têm algum talento natural para estar à frente e ajudar as pessoas a dar o melhor de si, mas todos precisamos de curso de liderança, já quem em algum nível, precisados exercer algum tipo de liderança em algum momento da vida.

Todos os líderes bem sucedidos precisam de treinamento e desenvolvimento contínuo. Assim, faz sentido selecionar e treinar seus líderes de dentro da sua empresa.

O empresário deve verificar o nível de maturidade de cada funcionário e começar o treinamento intensivo para analisar o perfil de cada funcionário e adequar no planejamento estratégico da empresa. O fato de colocar um funcionário sem treinamento, acompanhamento e maturidade em uma posição de liderança pode causar problemas sérios para a organização, veja alguns:

  • Falta de apoio: O apoio pode ser tanto do empresário que coloca o líder e não acompanha, quanto dos liderados que não enxergam no líder como sendo uma pessoa que eles devem seguir.
  • Lideres não são gado: Cada líder tem um problema em particular para resolver, e cada um deve ser acompanhado de perto e com ações específicas, o bom líder vai se espelhar no empresário para manter a mesma visão estratégica e passar a mesma mensagem para os liderados.
    Muitas lideranças: Levantar vários líderes é um grande problema, ainda mais locais com poucas pessoas. Já vi muito casos que tem mais líderes do que liderados e não existe crescimento.
  • Voz de comandos: O empresário começa a dar comando para os liderados e esquece que levantou um líder para isso. O empresário deve evitar dar ordens diretamente para os liderados, e colocar mais responsabilidade no líder e orientar para que as pessoas procurem o líder para resolver problemas.
  • Respeito à liderança: Um bom líder sabe ser liderado. Quem não respeita as lideranças, não será um bom líder e pode dar problema.
  • Treinamento: O processo de ensinar deve ser levado em consideração sempre. Todos nós temos uma bagagem de conhecimento e ela pode contribuir em um treinamento para todos, alinhando pensamentos, eliminando possibilidade de problemas e criando separação de papeis e responsabilidades.

Antes de levantar líderes, dê um treinamento específico para vários funcionários e verifique aqueles que tem algumas qualidades existenciais como: Obedecer, Organização, Reportar (Feedback), Comprometimento, Maturidade e Gostar de Estudar. Claro que nem todo mundo tem todas, mas com uma delas é possível desenvolver outras qualidades.

Comece escolhendo vários possíveis líderes para o treinamento. Nem todos serão líderes agora, mas no futuro podem ser levantados. Faça o treinamento e selecione os melhores, deixando claro que são poucas vagas e que os demais ainda terão oportunidade no futuro e que devem apoiar aqueles que se tornarem líderes.

O empresário também deve se aprimorar e se especializar também na questão de liderança.

Quero Ser um Líder Melhor

Para ser um líder é preciso se preparar e se você gostaria de ser avisado sobre palestras de liderança, se inscreva abaixo. É totalmente grátis e você receberá o melhor conteúdo.

inscreva-se

Gostou deste artigo?

Maior erro que te impede de

About The Author

João Guilherme Barros

Especialista em Coaching Financeiro, Organização e Planejamento Financeiro Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário