Como ser um empreendedor de sucesso?

Para se tornar um empreendedor precisamos eliminar o que aprendemos com as empresas antigas que trocam tempo por dinheiro e quase sempre escravizando funcionários e o próprio dono da empresa. Vou te mostrar alguns princípios para construir um negócio que te permita ter mais liberdade de tempo e financeira para você ter a vida que merece.

Um dos princípios básicos do empreendimento é ter um negócio escalável e que possa ser replicado, para poder crescer de forma orgânica. O empresário precisa estar presente para as 5 características de uma empresa de sucesso.

1. Especializada

Não adianta você querer trabalhar em todos os seguimentos do mercado, então o primeiro passo é escolher qual é o Seguimento que sua empresa vai atuar. Com isso definido, você precisará escolher um Nicho, ou seja, um pedaço daquele segmento. É possível ainda que você precise se especializar ainda mais escolhendo um Sub-nicho. Pense como um médico que é generalista como o Clínico Geral, ele atende todo mundo, mas quando ele percebe que o paciente precisa de um especialista, ele faz o encaminhamento para que um médico mais especializado resolva o problema do paciente.

A pergunta chave é: Qual é o problema que sua empresa resolve?

2. Produtividade

Para ser mais produtivo, você precisa se multiplicar, mas não no sentido literal, mas começar a entregar seu produto ou serviço para mais pessoas com o mesmo tempo que você tem hoje. Todos nós temos 24 horas por dia, mas o que fazemos nessas 24 horas é o que vai nos tornar produtivo ou não. Você pode contratar pessoas ou serviços digitais para liberar seu tempo para fazer o que realmente importa.

A pergunta chave é: Como eu posso delegar mais para ser produtivo?

3. Escalável

Para crescer em escala, você precisa atender mais clientes com o custo se mantendo praticamente estável ou com um leve crescimento. Ou seja, se os seus clientes aumentarem em 10X, o seu lucro deve aumentar em 10X, mas os seus custos não podem aumentar 10X.

A pergunta chave é: Como eu posso escalar meu negócio para aumentar meu lucro?

4. Automática

Não adianta ter um negócio especializado, produtivo e escalável se ele não puder ser automatizado e funcione sem que você esteja sempre lá. A ideia de ter um negócio é que a medida que ele cresça, você possa começar a colher os frutos enquanto seus funcionários estão plantando, adubando, colhendo e vendendo. Você continuará trabalhando, mas terá mais tempo para fazer as coisas que mais gosta e passar mais tempo com as pessoas que você ama. Importante: sucesso sem felicidade é igual a fracasso.

A pergunta chave é: O que eu devo fazer para que o negócio funcione automaticamente?

5. Replicável

Tendo um negócio funcionando bem, inclusive de forma automática, você agora tem todo o conhecimento para replicar esse modelo e criar filhotes, podendo ter franquias ou filiais. Qualquer pessoa que pegar o seu modelo de negócios pode aplicar e com pequenas adequações pode fazer o que você fez em menos tempo, com uma estrutura pronta, com uma marca sólida e gerando lucro em menos tempo.

A pergunta chave é: Outra pessoa pode pegar o meu modelo de negócio e fazer igual?

Embora esse conceito seja plenamente aplicável em negócios físicos, e nos negócios digitais essas 5 características ganham ainda mais força. Você pode alcançar muito mais pessoas com o uso da internet, para que mais pessoas conheçam e se interessem por seus produtos e serviços. Morar em uma cidade com menos de 50 mil habitantes não é mais desculpa para não ter um negócio que atenda o Brasil inteiro e quem sabe o mundo.

Maior erro que te impede de

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor de Coach e Empresários Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário