Como Escolher o Ramo de um Negócio

Amigos me perguntam se dá pra abrir uma franquia de alguma coisa com pouco dinheiro, a resposta é sempre não. Uma franquia de um famoso fastfood que você monta o seu lanche ou uma franquia de chocolates não sai por menos de 100 mil. Mas você pode começar um negócio com muito pouco investimento, embora sem uma marca já estabelecida e outras vantagens que as franquias oferecem.

1. Seja bom em alguma coisa

Você sabe fazer alguma coisa muito bem, mesmo como hobby? Trabalha e uma empresa que você se especializou em uma área específica? Descubra esse talento e se aprimore mais.

2. As pessoas querem o que você faz?

Veja se existe um mercado, se as pessoas realmente precisam do seu produto ou serviço.  Você precisa validar essa ideia e descobrir ela é viável, não pergunte para parentes ou amigos.

3. Procure saber o que o seu cliente precisa

De repente você quer montar um sanduíche bem caprichando, mas os seus clientes querem que o lanche fique pronto mais rápido. Você precisa agradar o cliente, é sempre como o cliente quer e não como você quer.

4. Faça tentativas e teste o mercado

Não adianta investir milhões no produto ou no mercado errado, coloque um pouco de dinheiro e analise a resposta do mercado. O que tiver boa aceitação, melhore e invista um pouco mais, mas nunca pare de testar novos produtos.

5. Procure um Mentor

Essa pessoa é a pessoa que vai te dar dicas e te orientar nos aspectos gerais do seu negócio. Não precisa ser pago, mas precisa inspirar e te ajudar a caminhar. É muito difícil encontrar um por causa do tempo que ele dispõe e ele precisa te aceitar para te dar mentoria.

Gostou deste artigo?

Não perca as próximas novidades

Inscreva-se gratuitamente para receber informações sobre novidades, artigos, vídeos e palestras para sua vida pessoal e para seu negócio.

inscreva-se

 

Maior erro que te impede de

About The Author

João Guilherme Barros

Especialista em Coaching Financeiro, Organização e Planejamento Financeiro Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário