Como Começar um Pequeno Negócio Lucrativo?

Já se imaginou tendo um pequeno negócio lucrativo capaz de proporcionar uma vida com mais tranquilidade e tempo pra fazer as coisas que gosta, fazendo aquilo que você ama?

Isso que vou te mostrar é uma estratégia muito simples de ser usada quando você sabe como escolher o seu público ideal, e os utiliza corretamente…

E quando você conhecer essa técnica vai perceber que ela é tão boa que você vai querer se perguntar porque você não aplicou isso no seu negócio pra maximizar o lucro e utilizar melhor o tempo que você desperdiçava que deveria ser usado pra construir um negócio sólido e ter mais tempo para sua família. E você vai usar, pois certamente quer mais resultados, não é mesmo?

Como escolher seu público-alvo?

Existe 2 tipos de público: o específico e o generalista.

Na medida que você fica em dúvida que público escolher, você pode inclusive escolher um nome errado para seu negócio ou mesmo, se prejudicar nas estratégias de marketing.

Vou te dar 2 exemplos reais* de dois clientes de Coaching que tive no ramo de alimentos:

Cliente #1 – Esse cliente começou generalista, e atendia muitos clientes com produtos variados. Cada cliente tinha uma necessidade e era preciso parar de fazer algum outro pedido para ir comprar coisas que estavam faltando. Isso aliado ao fato de que esse cliente tinha um emprego formal, que pagava as contas, mas que não o deixava feliz.
Isso consumia muito tempo e energia pra atender todo mundo. Acabou se queimando por não entregar algumas encomenda o que abateu na moral e desperdiçou ainda mais energia. Não conseguiu largar o emprego e a sociedade acabou, o que gerou mais problemas.

Cliente #2 – Nunca tinha vendido um real antes da primeira sessão de Coaching, escolheu um nicho específico, mas nunca tinha entrado em ação. Esse cliente começou a ter clareza do que precisava ser feito e passou a oferecer e testar o produto que foi bem aceito.

Anotou as sugestões, corrigiu problemas e passou a vender cada vez mais, superando seus problemas e vencendo desafios. Criou uma linha de produtos relacionados o que permitiu ter foco e consumir menos energia com fabricação, marketing e logística.

Largou o emprego antes do planejado e usou esse tempo livre pra se dedicar mais no negócio. O que acabou fazendo sobrar mais tempo livre pra ter tranquilidade no negócio que crescia em número de clientes e em faturamento e gerava satisfação e a tranquilidade que ele buscava.

Esse cliente alcançou o resultado antes do processo de Coaching terminar, o que mostra que com Foco, Planejamento, Ação e Melhoria, qualquer pessoa pode alcançar o Resultado que deseja com seu negócio.

Dica de Coaching para Negócios

Então a minha dica pra você é: tenha foco em um nicho específico. Tentar pegar os clientes que você acredita que vai perder, não vai compensar o esforço em tempo e energia pra atender todos de uma vez. É melhor ter 10 clientes satisfeitos do que 20 clientes, sendo que 5 desses são clientes que vão te queimar.

Faça testes pra ver a aceitação do produto, crie algo que faça elas desejar aquilo de uma forma que você entregue um Valor muito acima do Preço que você vai cobrar.

Não escolha um segmento amplo e um nicho de mercado ao mesmo tempo (pelos exemplos acima), teste bem e quando escolher o que vai fazer não fique querendo voltar ou mudar de nicho a todo momento.

Quando você estiver grande, você pode até generalizar um pouco, mas isso só serve pra empresas grandes. Tudo vai depender dos seus reais objetivos e necessidades. No começo, com um pequeno negócio você deve ser específico mesmo.

O negócio é ser feliz fazendo aquilo que gosta e trazendo coisas boas para as pessoas que você ama e quer perto de você.

E pra te ajudar na construção de um negócio lucrativo que te permita ter tempo livre, eu preparei uma série de 5 dicas pra você que quer começar um novo negócio ou pra você que ainda não formalizou ou mesmo pra você que já tem um negócio que não te permite ter tempo livre pra fazer as coisas da vida que realmente valem a pena.

Clique no botão abaixo e se inscreva para receber a série de 5 dicas de como ter um negócio lucrativo.

botao saber mais

* Os nomes e detalhes específicos foram omitidos para preservar a privacidade dos clientes, mas isso não prejudica o entendimento do problema ou as dicas que passei nesse artigo.

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor de Coach e Empresários Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário