Como começar sua Educação Financeira

O grande erro das pessoas é acreditar que educação financeira tem relação com ficar estudando coisas como bolsa de valores, índices ou cotação … pode até ser e no futuro pode fazer sentido estudar essas coisas, mas para começar você não precisa de muita coisa.

É importante estabelecer objetivos financeiros, controlar gastos, investir, eliminar dívidas, planejar aposentadoria e outras coisas em breve você vai aprender, mas que tal começar pelo começo?

Agora você precisa apenas desenvolver hábitos e esses hábitos vão começar a fazer parte de você e isso evita muito sofrimento. Se você não criar novos hábitos positivos, os seus hábitos negativos vão te empurrar pra baixo e voltar a mesma situação de dívidas, descontrole financeiro e escassez.

Comece com alguns desses hábitos:

  • Controlar seus gastos
  • Anotar todas, eu disse todas as despesas
  • Procure alternativas antes de comprar algo
  • Adie suas compras
  • Invista um tempo em estudo sobre finanças

Um hábito para ser criado leva de 21 à 67 dias. Você precisa desenvolver uma rotina durante esse tempo para aplicar esses novos hábitos todos os dias, sem se preocupar de estipular uma data nesse momento para atingir um objetivo. Você não vai ter Educação Financeira em X meses, porque você vai adquirir estresse e insegurança de quão longe você está do objetivo traçado. Foque no hábito, não no objetivo nesse momento.

Comece separando 15 minutos do seu dia para cada hábito que você quer criar por semana. Não faça mais do que 15 minutos, apenas foque em fazer 15 minutos por dia durante essa primeira semana. Se você conseguir fazer isso sem procrastinar, aumente para 20 minutos por dia.

Fazer isso sozinho é doloroso e penoso, por isso é bom participar de uma boa comunidade que esteja nessa pegada também e que te ajude dando apoio, mas cuidado com o pânico de outras pessoas que pode te contaminar ou comentar isso com pessoas que ainda estão com a “mentalidade pobre” e que não entendem o que você está construindo.

Lembre-se, é passo a passo! Você não está correndo uma corrida de 100 metros, você está correndo uma maratona, então vá no seu ritmo e sempre pra frente. Procure SER antes de TER. Isso vai acontecer quando você começar a se sentir Inteligente Financeiramente (SER), então você começara a se ter os resultados de uma pessoa Inteligente Financeiramente (TER).

Provavelmente você vai pensar em desistir de aprender educação financeira em algum momento. Como qualquer coisa que vale apena na vida, é difícil e você pode achar que as pessoas não educadas financeiramente estão certas e acredite, muitas pessoas até hoje duvidam quando eu faço sobre isso, mesmo mostrando o resultado.

Elas sempre vão nos julgar dizendo frases como:

  1. Mas você não passou pelo que eu estou passando
  2. No seu tempo era mais fácil
  3. Mas você ganha muito dinheiro
  4. Ah, foi sorte. (Essa me deixa com muita raiva, rsrsrsrs)
  5. Ah, mas você tem seu pai que ajuda
  6. Você tem saúde

Bom, realmente as pessoas não conhecem minha vida e nem a sua. E não importa quanto tempo passe, essas frases nunca mudam, eu escutava a 20 anos atrás e escuto até hoje. Mas quem continua sem Educação Financeira está na mesma ou pior do que estava a 5, 10 ou 20 anos atrás. Não adianta “provar” para essas pessoas, elas vão continuar sem acreditar. Agora você tem uma oportunidade única de aprender a ser Inteligente Financeiramente hoje, você só precisa começar agora com 15 minutos para criar um novo hábito.

No dia 16 eu vou ministrar uma palestra gratuita com o tema: Inteligência Financeira: Como Sobreviver a Crise. Lá eu vou mostrar como eu superei inúmeras crises, inclusive na saúde mas graças a Deus, estou bem e minhas finanças também. Se inscreva clicando no botão abaixo.

Quero me Inscrever

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor de Coach e Empresários Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário