3 Passos para conquistar sua Independência Financeira

Sim, existe uma diferença e o contexto é muito diferente para os dois casos. Entender essa diferença pode te ajudar a ter mais clareza dos passos que você precisa dar para conquistar a vida, a segurança e a liberdade que você tanto busca.

Segurança Financeira

Primeiro, você precisa entender a diferença dos conceitos de Segurança, Liberdade e Independência Financeira. Segurança financeira é construir o seu travesseiro financeiro. Pense na ideia de poder ir dormir todos os dias sem se preocupar com as contas e os boletos pelos próximos meses.

Travesseiro Financeiro

Construir seu travesseiro financeiro é ter um determinado valor que te permita viver com esse dinheiro mantendo o seu padrão de vida atual por um certo período de tempo e sem dívidas. Para fazer essa conta é simples, basta você saber quanto você gasta por mês e multiplicar por 12 meses.

Isso te permite ter tranquilidade para trabalhar duro e não se preocupar com o dinheiro para pagar as contas e que isso sustente o seu padrão de vida. Com esse valor devidamente guardado em uma aplicação com alta liquidez, isso vai te permitir ir atrás da sua liberdade financeira.

Não tem como a pessoa correr atrás de liberdade e independência financeira, sem ter primeiro a segurança financeira.

Independência Financeira

Ao conquistar sua segurança financeira, você ainda pode estar preso ao seu rendimento mensal. Você precisa do dinheiro que entra na sua conta para pagar as contas sem precisar mexer no seu travesseiro financeiro.

Faça o que você realmente gostaria de fazer


Quando um jovem começa a trabalhar e consegue ter pagar suas contas, fala-se que ele é independente financeiro dos pais, ou seja, não precisa mais que os pais o sustentem porque o trabalho dele paga as suas contas. Mas esse não é o conceito de independência financeira.

Ter independência financeira é ter um patrimônio e ativos que gere uma renda passiva que sustente o seu padrão de vida atual sem que você precise trabalhar. Se esse jovem se tiver uma renda passiva de 2 mil reais de aluguéis e possui um padrão de vida de 2 mil reais sem trabalhar ele é independente financeiramente.

Agora, se esse jovem casar e aumentar o seu padrão de vida, essa renda passiva não permite que ele seja independente financeiramente. O que muitas pessoas fazem é sempre aumentar o seu padrão de vida quando passam a receber mais.

Quem conquista a independência financeira pode escolher entre aceitar ou não uma proposta de emprego que o desafie. É realmente ter uma estrutura financeira para que você possa fazer aquilo que te trás mais prazer e satisfação sem que o dinheiro escolha por você.

Muitas vezes vamos a um restaurante e quem escolhe o que você vai comer é o preço do cardápio. Pessoas que tem independência financeira podem escolher o que vão comer e continuam, por exemplo, investindo 20% do seu rendimento, tem um travesseiro financeiro e investem a longo prazo para obter taxas melhores.

Liberdade Financeira

Esse é o ponto tão desejado pelas pessoas que querem construir riqueza e poder parar de trabalhar pelo dinheiro e fazer realmente o que quer fazer. Muitas pessoas confundem isso com o fato de se aposentar cedo e não precisar mais trabalhar, para ficar o dia todo sem fazer nada.

Para conquistar sua liberdade financeira, você precisa de ativos gerem para você uma renda que sustente o seu padrão de vida e ainda cresça acima da inflação pelo resto da sua vida. E o seu padrão de vida, quem escolhe é você e não o dinheiro que você tem.

Aproveite a vida como você quer

Você pode ter dinheiro para comprar uma Ferrari, mas comprar um carro de 150 mil reais porque esse é o padrão que você escolheu ter. É você poder comprar uma casa de 10 milhões, mas preferir morar num apartamentos de 2 milhões.

Se você viver até os 80 anos ou até os 110 anos, isso não vai fazer diferença. Porque os seus ativos estão gerando uma renda passiva para que você possa fazer o que quiser sem se preocupar com o dinheiro. Nesse ponto, o travesseiro financeiro é irrelevante.

Como Calcular sua Independência Financeira

Existe uma fórmula matemática para que você saiba qual é o valor que você precisa ter para que ele te gere uma renda passiva acima da inflação. Mas eu não quero ser muito especifico, então vou simplificar. Estou escrevendo em março de 2019 e o IPCA acumulado nos últimos 12 meses está em 3,89%.

Segundo especialistas, você precisa um patrimônio financeiro 200 vezes maior que o seu padrão de vida. Ou seja, o seu patrimônio precisa render no 0,50% por mês mais a inflação do período.

Para você ter uma renda mensal de 5 mil reais e fazer com que o seu patrimônio cresça acima da inflação no dia de hoje, você precisa ter o valor de 1 milhão de reais aplicado a uma taxa de 9,84% ao ano. Isso vai gerar um rendimento mensal de R$ 8.200,00. R$ 3.200,00 é o que o seu ativo vai render todo mês para não perder o valor de compra que a inflação come.

Essa taxa varia dependendo da inflação e do seu padrão de vida. Nos próximos meses, essas taxas podem mudar. E para quem quer um padrão de vida mais elevado, precisa ter muito mais que 1 milhão de reais. Nos meus treinamento, explico mais a fundo esse cálculo.

O que fazer para começar?

Vejo todos os dias muitas pessoas que querem conquistar seu primeiro milhão, sua liberdade e independência financeira, e não tem ainda a mentalidade correta. Ou seja, Inteligência Financeira.

Passo 1: Você precisa sair das dívidas, fazer seu orçamento, eliminar os gastos desnecessários e investir o valor economizado para criar seu travesseiro financeiro.

Passo 2: Após ajustar isso, você vai desenhar o seu padrão de vida ideal, criar bons hábitos financeiros para construir ativos que gerem renda passiva e comecem a construir sua liberdade financeira.

Passo 3: E finalmente, agindo de forma consistente, fazendo e aprendendo com os treinamentos corretos, você vai finalmente conquistar sua Independência Financeira.

E claro que eu posso te ajudar nessa sua caminhada! Entre em contato comigo e me conte sua situação atual. Vamos trabalhar juntos para resolver seus problemas financeiros com dívidas, gastos desnecessários e falta de organização financeira.

Envie o “DINHEIRO” para o Whatsapp (65) 9 9627-0201 ou clique aqui https://wa.me/556596270201?text=DINHEIRO

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor de Coach e Empresários Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.