3 Alternativas Inteligentes para Driblar o Aumento do Preço da Carne

Lembro quando morei no Rio em 1991, da escola, dos passeios e das dificuldades financeiras. Na época meus pais reclamavam do custo de vida e ainda hoje segundo o Extra, o custo de vida no Rio é 215% superior que em outras regiões do Brasil.

Não apenas o custo de vida, vivíamos uma época de hiperinflação com 492,28 ao ano. Melhor que a inflação de 1990 que foi de 1.476,56%. Claro que hoje não vivemos mais com taxas tão altas de inflação, mas ela ainda existe e prejudica muito a renda do trabalhador.

Meus pais precisavam ser criativos e fazer a compra do mês e deixar tudo bem abastecido. A geladeira e o freezer cheios, produtos não perecíveis quem ocupavam todos os espaços possíveis. E claro, essa compre precisava durar até o salário cair na conta de novo.

Até hoje vejo pessoas que viveram essa dificuldade com inflação alta que ainda fazem estoque de alimentos sem perceber que não tem mais essa necessidade e que causa muitas vezes prejuízos com o desperdícios e compras por impulso.

O que nos leva agora para as alternativas para você driblar o aumento da carne:

Alternativa 1: Lista de compras

Parece estranho, mas é ótimo fazer uma lista de compras. Se você deixar de comprar coisas demais e que não precisa ou que pode virar desperdício, você pode economizar e continuar comprando sua carne preferida.

A sensação de ver a geladeira cheia é uma ilusão da época de hiperinflação ou uma escassez que você viveu. Melhor ter uma geladeira com produtos que você vai realmente consumir, do que jogar fora alimentos que custaram dinheiro.

Alternativa 2: Trocar a carne bovina

Não sei você, mas eu gosto muito de comer carne de porco, peixe e frango. Pesquisas mostram que a carne branca e isso inclui a de porco, são extremamente saudáveis. O meu bolso também fala que que é mais saudável para ele.

O segredo aqui é ser criativo: busque receitas e variações que você pode fazer para sempre ter um prato diferente. Site de receitas é o que mais tem na internet, seja criativo e se divirta com o processo. Você pode economizar e no fim de semana poder fazer o seu churrasco ou preparar a picanha ou o filé que você gosta.

Alternativa 3: Economizar ou fazer renda extra

A alta do preço da carne bovina parece que veio para ficar e ainda aumentou o preço de outras carnes como consequência. O brasileiro gosta de comer carne bovina e por mais que exista a lei da oferta e da procura, as pessoas em geral reclamam, mas aceitam pagar mais caro.

Então, ou você economiza em outras áreas ou faz uma renda extra. Não tem como baixar a qualidade da sua alimentação comendo embutidos, enlatados ou outros alimentos processados como nuggets e similares. Veja que habilidade ou conhecimento você tem que pode virar uma renda extra e ainda possa guardar para se proteger da inflação no futuro.

Educação Financeira

O brasileiro precisa aprender a ter mais Educação Financeira para poder poupar todos os meses e investir no seu crescimento financeiro. E guardar dinheiro não é só para quem já tem muito dinheiro. Tudo na vida tem um começo, nem que for com 10 reais por mês.

Também não é algo extremamente complicado, basta apenas ter o conhecimento necessário para mudar sua vida financeira e poder realizar seus sonhos e ter segurança para o futuro.

Fonte

http://almanaque.folha.uol.com.br/dinheiro90.htm

https://extra.globo.com/noticias/economia/pesquisa-do-extra-mostra-as-diferencas-no-custo-de-vida-de-sete-bairros-do-rio-20259195.html

https://pt.inflation.eu/taxas-de-inflacao/brasil/inflacao-historica/ipc-inflacao-brasil-1991.aspx

About The Author

João Guilherme Barros

Especialista em Educação Financeira. Atualmente é instrutor convidado do treinamento Crown Finanças em Cuiabá como um projeto para ajudar as pessoas com dificuldade financeira. Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Atuou com o desenvolvimento de sistemas Fiscal, Tributário e Financeiro para o Estado de Mato Grosso. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.