10 Conhecimentos que você precisa ter antes de abrir um Negócio

Se você pesquisar na internet, vai encontrar inúmeras coisas que você precisa saber ou se perguntar antes de abrir um negócio. E alguns são realmente muito bons, mas mesmo você seguindo essas dicas, você pode não conseguir ter sucesso ou crescer como poderia.

O que eu quero com esse texto é te ajudar a ajustar o seu mindset ou a forma como você aprendeu a ver o mundo, para que você consiga mudar sua realidade financeira apenas mudando a forma de enxergar como você lida com seu dinheiro e as decisões que você toma achando que está fazendo a coisa certa, quando na verdade está fazendo o que todo mundo faz.

Na escola você não aprende sobre dinheiro ou finanças e a maioria dos pais não ensina sobre dinheiro para os seus filhos, e ensinar não é somente dizer ao seu filho que ele deve ter um cofrinho e juntar dinheiro. Muitas pessoas tem o hábito de fazer minhaeiro ou cofrinho, e isso é um bom instrumento didático para ensinar para crianças pequenas (abaixo dos 9), mas para aprender sobre dinheiro você precisa desses 10 conhecimentos.

1. Não trabalhe para ganhar dinheiro

Essa frase é muito forte, eu sei, dá um nó na nossa cabeça. Mas coloque o dinheiro abaixo de você. Você não deve ser mais escravo do dinheiro e trabalhar para ele, faça o dinheiro trabalhar para você. Cada um real que você tem, deve trazer mais um real para você, sem que você precise trabalhar mais por isso.

Se você comprar um pedaço de uma empresa, ela vai te dar um tipo de remuneração chamado dividendos, além da valorização mês a mês, é por isso que pessoas investem em ações. Mas existem centenas de outras formas de fazer o dinheiro trabalhar para você.

2. Construir Ativos e eliminar Passivos

Ativos é tudo aquilo que coloca dinheiro na sua conta, pode ser Investimentos, Empresas ou qualquer outra coisa. Passivos tiram dinheiro de você, o seu carro particular é um exemplo já que você tem que pagar combustível, IPVA, licenciamento, depreciação, etc.

3. Meu imóvel não é meu maior investimento

O seu imóvel não deve ser o seu maior investimento, ela é a sua dívida, o seu Passivo. Você paga o financiamento, IPTU, despesas de manutenção, contas, etc. Se você alugar ele e gerar uma receita ele vai se tornar um Ativo, que coloca dinheiro na sua conta. Por isso, antes de investir em imóveis faça todos os cálculos, pode não compensar no momento.

4. Quero ter sucesso por causa das pessoas que amo

Muitos pais falam que nunca tem dinheiro e não conseguem adquirir nada por que tem filhos e os gastos são muito altos. Essa deveria ser a motivação para que você aprenda a ser Inteligente Financeiramente e começar a ter controle sobre o seu dinheiro e não o contrário.

O nosso cérebro sempre vai apoiar nossos pensamentos, para o bem ou para o mal. Se você acredita que filhos só dão despesa, você cria um sentimento ruim na sua mente e o seu cérebro vai concordar com você e vai te ajudar para que os filhos seja um despesa. Os filhos são bênçãos para os pais e os pais devem cuidar para que eles sejam adultos responsáveis e honestos.

5. Fale sobre dinheiro e negócios

Muita gente tem medo de falar sobre dinheiro por causa das brigas e diferenças de criação. O motivo das brigas é justamente esse, ninguém sabe exatamente do que está falando, por que aprendeu errado e não tem nada que mostre para ou outros que o seu ponto de vista é o correto. Como uma pessoa que gasta tudo que tem, compra o que não precisa e vive devendo vai ensinar alguma coisa sobre investimento e finanças?

6. Aprenda a administrar riscos

Quem tem medo de perder não vai ganhar, leia esse artigo que escrevi. Para um novato em bolsas de valores, as emoções são fortes, principalmente quando comecei em 2006. A bolsa subia muito rápido e eu começava a contar quanto eu teria em alguns anos, mas ai a bolsa caia muito mais e o nervosismo tomava conta. Mas eu aprendi a investir e não fico mais em pânico quando a bolsa cai, na realidade eu espero que isso aconteça para comprar na baixa e vender na alta, mas no começo não é fácil.

Viver é administrar riscos, nem sempre você vai ganhar e perder pode ser uma oportunidade de aprendizado. Não viva trancado com medo de tudo, mas não brinque de roleta-russa.

7. Os impostos punem quem gera emprego e renda

Ouvi de um funcionário de uma empresa que apóia micro empreendedores que nos primeiros anos é melhor trabalhar informalmente para ver se o negócio iria vingar ou não. Os altos impostos e a burocracia colaboram para destruir as finanças das empresas que estão começando e quanto mais a empresa cresce, mais ela paga impostos.

Conheço um empresário que me contou que vira e mexe ele paga multas de impostos que não foram pagos por que um novo imposto foi criado e não foi informado, ou um imposto surpresa bem alto que as vezes aparece para ele pagar.

8. Aprenda a criar planos de negócios

O plano de negócio é o documento que vai orientar como sua empresa vai começar e como ela vai continuar crescendo no futuro.

A Endeavor tem um artigo explicando detalhadamente como criar um plano de negócios, existem vários vídeos disponíveis, pesquise e me conte como foi.

9. Estude muito antes de comprar ou criar uma empresa

Muitas vezes pessoas que não gostam de estudar, largam tudo e dizem que vão começar um grande e próspero negócio da noite para o dia. Não caia na ilusão de que você será o próximo criador do Novo Facebook, os milionários que largaram as escolas e faculdades não largaram os estudos, continuaram estudando e se aprimorando em novas áreas.

10. Comece hoje a fazer um Raio-X da sua situação financeira

Tudo começa do básico, com dever de casa e tudo mais. Você já analisou se você está com suas finanças particulares em dia? Já fez a sua planilha de gastos pessoais? Esse é o começo, aprenda a administrar o seu próprio dinheiro. Saiba exatamente aonde está indo o seu dinheiro e você vai ficar surpreso o quando você gasta com coisas menos importantes ou o quanto você perde dinheiro com taxas, juros ou gastos desnecessários.

Se você vive no vermelho essa é por onde você vai começar a atacar. No começo você precisa ser bem rigoroso até criar o hábito de anotar suas despesas fielmente, não é fácil, mas precisa ser todo dia. Se você vai mal das pernas com seu dinheiro, imagina o que vai fazer com uma empresa, nas mãos, vai quebrar sem nem saber por que.

Gostou deste artigo?

O próximo passo

Pensando em ajudar você nesse começo, eu criei uma planilha para orçamento pessoal simples e gratuita para você anotar todos os gastos e receitas. Ela calcula o saldo de um mês para o outro automaticamente. Veja que no exemplo que está na planilha, se você economizar R$ 530,00 todo mês, no fim de um ano você terá juntado R$ 6.360,00. Coloque todas as informações e comece, mesmo negativo. Lembre-se, o objetivo é gastar menos do que se ganha, comece hoje mesmo.

download

 

Maior erro que te impede de

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor de Coach e Empresários Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário